'Descanse em paz, Santo Padre'; Arquidiocese de Brasília lamenta morte do Papa Francisco
21/04/2025
(Foto: Reprodução) Papa morreu aos 88 anos, nesta segunda, às 2h35 pelo horário de Brasília. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Papa Francisco
AP
A Arquidiocese de Brasília lamentou a morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, através de um comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (21).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
"Descanse em paz, Santo Padre, e interceda por todos nós diante do Senhor", fala a Arquidiocese de Brasília.
O papa morreu aos 88 anos, nesta segunda, às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário de Roma, onde ele faleceu. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"Humildade, misericórdia e diálogo: essas foram as características que marcaram seu pontificado", diz a Arquidiocese.
A Arquidiocese lembra que o pontífice enfrentou uma "corajosa batalha pela recuperação de sua saúde". Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
'Homem humilde e antenado'
Cardeal Paulo Cezar Costa, em Brasília, lamenta morte do Papa Francisco.
Nesta segunda, em coletiva na Catedral Metropolitana de Brasília, o Cardeal Paulo Cezar Costa destacou que o Papa era muito próximo do povo, sendo humilde e simples, e tratou de temas que foram destaque no mundo, como guerras e imigração.
"Um sentimento de orfandade, parece que a gente perdeu um pai", fala o Cardeal Paulo Cezar Costa.
Dom Raymundo Damaceno, atual Arcebispo Emérito de Aparecida e que participou do conclave que escolheu o Papa Francisco, destacou a importância do pontífice para a América Latina, já que ele foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo.
"É um Papa muito querido, sentimos um grande pesar", diz Dom Raymundo Damaceno.
Missa na Catedral
Missa na Catedral Metropolitana de Brasília, nesta segunda (21), faz homenagem ao Papa Francisco.
TV Globo
Nas redes sociais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, fez uma homenagem ao Papa. "Embora sua presença física não se realize, sabemos que seu legado espiritual permanecerá: como um farol de justiça, clemência e amor aos pobres", falou Ibaneis.
O governador participa da missa em homenagem a Francisco, na Catedral Metropolitana de Brasília, na manhã desta segunda (veja foto acima). A missa também celebra o aniversário de Brasília, que faz 65 anos nesta segunda (21).
Cruz da primeira missa no Brasil.
divulgação
O encontro contou com a cruz da primeira missa no Brasil, que aconteceu há 525 anos (veja foto acima).
Vaticano anunciou morte do Papa
Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco
O Papa Francisco chegou a aparecer publicamente neste domingo (20) de Páscoa, para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Nesta segunda (21), a notícia de sua morte foi anunciada pelo Vaticano (veja vídeo acima). Detalhes sobre a causa da morte não foram informados.
"Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", declarou Kevin Farrell, Cardeal Carmelengo da Igreja, responsável por comunicar a notícia.
LEIA TAMBÉM:
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
VÍDEO: veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.